terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Smartglass" será lançada junto com o Windows 8 na sexta-feira.

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (23) que o Smartglass, tecnologia que aumenta a interatividade do espectador de TV e do jogador de games no Xbox 360 usando tablets e smartphones para apresentar mais informações, será lançada nesta sexta-feira (26) junto com o sistema operacional Windows 8.

Os primeiros games que usarão o recurso, que usa qualquer tablet ou smartphone, independentemente da marca, são "Dance Central 3", de dança, e "Forza: Horizon", de corrida.


Inicialmente, no dia 26 de outubro, o recurso estará presente no Windows 8 e em tablets com o sistema. O aplicativo do Smartglass do Xbox 360 para celulares com sistema Windows Phone será lançado no dia 29 de outubro. Já para iOS e Android, a aplicação será lançada em 2013.
O Smartglass foi implementado na última atualização de sistema do Xbox 360, que já foi "enviada" para 3 milhões de usuários em todo o mundo. Mais uma leva de gamers receberão a atualização hoje, que, como destaque, adiciona comandos de voz em português. Inicialmente, eles poderão usar o novo recurso com tablets com Windows 8.
Em "Forza: Horizon", por exemplo, o Smartglass apresenta mapa e localização GPS do veículo na corrida. Em "Halo 4", que chega no dia 6 de novembro, a pontuação e o ranking do jogador em partidas on-line aparecem na segunda tela, do tablet ou smartphone.
O serviço Xbox Music e a navegação na web pelo Internet Explorer do Xbox 360 poderão ser usados também com o Smartglass. Os próximos jogos lançados pela produtora Microsoft Studios usarão o recurso.
Como funciona?
Com o aplicativo instalado no tablet ou no celular, o usuário começa a assistir a um filme ou seriado. Se a empresa desta produção tiver conteúdo compatível com o Smartglass, aparecerá este conteúdo adicional na tela do dispositivo.
No caso de um filme, os exemplos mostrados pela empresa incluem ver a sinopse, ver informações sobre os atores, assistir a cenas apenas com um determinado ator e até consultar e publicar informações nas redes sociais.
O sistema busca informações na web baseadas no que o Xbox 360 está reproduzindo, apresentando o conteúdo caso a empresa tenha disponibilizado este conteúdo. Se a empresa, uma distribuidora de filmes ou uma desenvolvedora de jogos, por exemplo, não criar conteúdo, a única função do tablet e do smartphone com o Smartglass será servir de controle remoto para navegar nas opções.
Para explicar melhor o funcionamento do Smartglass, a Microsoft usou o seriado “Game of Thrones”: toda a vez que uma família de uma região diferente da história aparece no jogo, ele consegue acessar um mapa que mostra quais são estas famílias e onde a série está mostrando no momento onde o usuário estaria caso vivesse naquele mundo.
Nos games, o recurso pode ser usado da mesma forma. Em uma apresentação que um game musical, o jogador pode escolher as músicas pelos dispositivos móveis.
Aqui um vídeo do SmartGlass:

0 comentários:

Postar um comentário