quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

GIFs sensacionais para lembrar como ciência é legal


Poliacrilato de sódio e água


O poliacrilato de sódio é um polímero super absorvente. Também conhecido como gel super absorvente ou floc gel, ele pode absorver até 800 vezes seu peso em água. Este é um experimento interessante para fazer em casa: basta cortar uma fralda e adicionar água.

Milho virando pipoca



A diferença entre um milho comum e um milho de pipoca é a quantidade de água e espessura da casca. Para que tenhamos a pipoca, a água, encontrada em menor quantidade em grãos para pipoca, deve se transformar em vapor. Isto aumenta a pressão sob a casca grossa do grão de milho, que acaba por “estourar”, liberando amido gelatinizado, que se solidifica quando em contato com o ar.
Nesta imagem é possível perceber a expansão do amido, se tornando na espuma de amido de milho que chamamos de pipoca. Um fato interessante neste fenômeno é que a pressão do vapor d’água, somada a do amido, pode chegar a 10 kg/cm2, cinco vezes mais do que a de um pneu de carro.

Decomposição de tiocianato de mercúrio II



Este composto químico foi muito usado em pirotecnia devido à serpente de faraó: cinza em forma de serpente que é gerada quando se inflama uma bolinha de tiocianato de mercúrio II. Apesar do efeito impressionante, a versão com mercúrio não é mais utilizada. o vapor de mercúrio liberado durante a combustão é extremamente tóxico.
Versões mais seguras deste fogo de artifício utilizam bicarbonato de sódio, óleo de linhaça e naftalinas para criar um efeito parecido. O que não podemos negar é que, apesar de perigoso, esta reação química é impressionante.


Reação “Pasta de Elefante” entre peróxido de hidrogênio e iodeto de potássio



Esta experiência impressionante utiliza substâncias que temos em casa: podemos encontrar o Peróxido de Hidrogênio (H2O2) na água oxigenada que utilizamos em machucados e cabelos. Já o Iodeto de Potássio (KI) é colocado no sal de cozinha, a fim de evitar a falta de um importante componente dos hormônios da tireóide: o iodo. Além disso, o iodeto de potássio pode ser encontrado em forma de xarope ou pastilha, sendo um elemento com propriedades anti-radioativas que pode ser usado para fins expectorantes.

Se você misturar estes dois compostos químicos em um recipiente uma intensa formação de bolhas será observada, mas, para conseguir esta espuma, deve-se acrescentar detergente ao iodeto de potássio. A intensa produção de oxigênio gasoso levará à formação da espuma abundante observada na GIF.

Arborescência elétrica (ou Figura de Lichtenberg)


Este fenômeno pode ser observado quando alguns isolantes passam por estresse de um campo elétrico por muito tempo, com posterior descarga elétrica. A arborescência que observamos é resultado que danos causados por descargas parciais em isolamentos dielétricos

Reacendendo uma vela sem tocar o pavio



Para manter qualquer chama acesa, precisamos de oxigênio, combustível e energia. No caso de velas, a energia vem de um fósforo ou isqueiro, o combustível é o pavio de algodão da vela e o oxigênio vem da cera derretida e do ar. Quando apagamos a vela, é possível observar uma fumaça que contém vapor de cera. Se encostarmos um fósforo neste “fio” de vapor, as chamas descerão até o  pavio, reacendendo a vela.

Via : Gizmodo




É isso galera, se acharem os posts interessantes deixem seus comentários, se gostaram do blog da um like em nossa página do facebook acessando a página ou diretamente do blog, obrigado.

Reações:

2 comentários: