quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como funciona o torrent


Como funciona o torrent?


Compartilhar arquivos na internet é cada vez mais comum entre as pessoas e para realizar esse compartilhamento existem várias tecnologias. Hoje vamos destacar a tecnologia torrent que tem funcionamento eficiente, rápido e estável, especialmente para compartilhar arquivos grandes.

DEFINIÇÃO DE TORRENT


Criado por Bram Cohen no início dos anos 2000, o torrent é um protocolo que permite compartilhar arquivos na internet, e tem como diferencial das demais tecnologias o modo de utilização.
Ao baixar um filme, por exemplo, o que acontece é que todas as pessoas que baixaram o mesmo filme enviam pedaços dele umas para as outras. No final do download esses pedaços são unificados, criando o arquivo que você queria baixar, daí o conceito de compartilhamento.

CARACTERÍSTICAS

Arquivos nesse formato possuem a extensão .torrent e precisam de um programa instalado no computador, como por exemplo, o µtorrent para realizar o download. O arquivo é pequeno, pois contém as informações necessárias para o compartilhamento como local onde o conteúdo está armazenado.

TERMOS UTILIZADOS


Independente do programa, alguns termos são padronizados e identificam cada função realizada no compartilhamento. Vamos conhecer alguns:
- Seed: Nome do computador que possui algum conteúdo completo compartilhado, como aquele que disponibilizou o arquivo primeiro;
- Peer: Nome dos computadores que compartilham arquivos. Quando você está baixando algo, por exemplo, seu computador é um peer, porque ao mesmo tempo este arquivo em processo de download está sendo compartilhado.
- Leech: É a denominação dada ao momento em que um computador está realizando um download;
- Tracker: Corresponde ao servidor que é responsável por organizar os arquivos disponíveis e direcionar os downloads.
É uma tecnologia muito interessante também utilizada por empresas sérias que optam por compartilhar seu conteúdo de forma gratuita. Um exemplo que pode ser citado é o sistema operacional Linux de codinome Ubuntu.
Só lembrando a todos que programas proprietários (pagos) quando compartilhados por torrent violam a política de direitos autorais e constitui pirataria. 
Fonte : meajuda.net

0 comentários:

Postar um comentário