segunda-feira, 18 de junho de 2012

EUA criam supercomputador mais rápido do mundo e batem Japão


Depois de alguns anos os Estados Unidos retoma sua primeira posição no ranking dos supercomputadores mais rápido do mundo desde que a IBM criou o Sequoia, deixando para traz o K criado pela empresa japonesa Fujitsu.
Uma curiosidade é que o Sequoia pode fazer cálculos que deixariam, 6,7 bilhões de pessoas, "oque chega a ser quase a população mundial", ocupados por 320 anos usando calculadoras de mão, e essa supermáquina faz em apenas uma hora, incrível diria.
E como a maioria deve pensar, "É só um plano de marketing para chamar atenção e se aparecer ", concordo plenamente mas este "brinquedinho" tem algumas outras utilidades além dessas como, controlar a matriz energética do país, trabalhar em pesquisas de tecnologia nuclear, astronomia, genoma humano e mudanças climáticas, com alto poder de precisão.
O Sequoia foi instalado no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, na Califórnia, que pertence ao Departamento de Energia americano.
Mais alguns dados interessantes:
De acordo com os fabricantes, o sequoia se comparado com a supermáquina Japonesa o K, leva vantagem também no quesito energético.
E já ia me esquecendo, a velocidade que essa supermáquina alcançou é de cálculos de 16,32 "petaflops" (uma petaflop é equivalente a mil biliões de operações por segundo).
Lembrando que essas classificações são apresentada duas vezes por ano, em junho e novembro.

0 comentários:

Postar um comentário