quinta-feira, 17 de maio de 2012

[Como funciona] um Disco Rígido (HD)


Como funciona um Disco Rígido (HD)?

O disco rígido como muitos sabem, é um mecanismo de armazenamento de dados no computador. É nele que são armazenados os arquivos e os programas instalados no micro, também denominado como HDD (Hard Disk Drive) e winchester. Para entender o funcionamento deste componente, vamos analizar sua parte interna, onde temos  os Pratos (discos), Eixo, Cabeça, Braço e o Atuador.

Os pratos são os discos onde os dados são armazenados. Eles são feitos, geralmente, de alumínio  (ou de um tipo de cristal) recoberto por um material magnético e por uma camada de material protetor.

Os pratos são pocisionados sob os Eixos, responsável por fazer o giro, rotação. Antigamente o padrão dos HD's era de 5.400 RPM (Rotações por minuto), atualmente o comum é encontrar HD's com 7.200 RPM ou até mesmo
10.000 RPM.

Os HDs contam com um dispositivo chamado Cabeça (ou cabeçote) de leitura e gravação. Trata-se de um item de tamanho bastante reduzido que contém uma bobina que utiliza impulsos magnéticos para manipular as moléculasda superfície do disco e assim gravar dados. Há uma cabeça para cada lado dos discos. Este item é localizado na ponta de um dispositivo denominado Braço, que tem a função de posicionar os cabeçotes acima da superfíciedos pratos.

Atuador também chamado de voice coil, o atuador é o responsável por mover o braço acima da superfície dos pratos e assim permitir que as cabeças façam o seu trabalho. Para que a movimentação ocorra, o atuador contém em seu interior uma bobina que é "induzida" por imãs..



Muito bem vistos depois de visualizar o interior do HD surge a pergunta mais como funciona este "Treco"?.

vamos lá, dentro do HD existem discos compostos de 2 camadas, esses discos em inglês chamam-se "Platters", a primeira camada é chamada de substrato, e nada mais é do que um disco metálico geralmente feito de ligas de alumínio. E a segunda camada é a de material magnético onde há o armazenamento dos dados. No Hd há uma cabeça de leitura que são 3 agulhas (de no caso o hd ter 3 platters) que gravam e fazem a leitura dos arquivos no hd girando.

Visto isso surge mais um pergunta. Mas como os dados sao gravados e lidos?

A cabeça de leitura citada acima funciona como um eletroimã, que é extremamente pequeno e preciso a ponto de gravar trilhas em medição de nanômetros. Para gravar a cabeça de leitura organiza as moléculas de óxido de ferro da superfície da gravação fazendo com que os polos positivos e os polos negativos fiquem alinhados, usando aquela velha lei que aprendemos na 6ª serie, polos opostos se atraem.
De acordo com a direção que esses polos são organizados são marcados bit 0 ou 1. Cada arquivo tem uma certa quantidade de bit 0 e 1 e para ler, o hd simplesmente interpreta essa sequencia de bit 0 e 1.

Falando nesse assunto também nos deparamos com as interfaces, cujo papel é transmitir dados do HD para o pc, mas não  abordarei esse assunto, acho que ficaria muito cansativo e um pouco complexo.

Deixo esse vídeo logo abaixo dando mais uma explicada, é um vídeo um pouco antigo mas bem interessante, ele também entra no assunto das interfaces.  
Confira:




0 comentários:

Postar um comentário